A história da t-shirt

História da T-shirt

A história da t-shirt

A história da t-shirt

Pensem numa peça de roupa confortável, fresca e versátil…

O que vos vem à mente? T-shirt!

As T-shirts são na sociedade atual um símbolo de funcionalidade e conforto, e o seu uso tornou-se natural, contudo nem sempre foi assim…

Apontamento sobre a história da T-shirt

A peça de vestuário que serviu de inspiração para criar a T-shirt era utilizada pelo Império Romano como “roupa interior” feita de linho, e de cor branca, servia simplesmente para proteger e absorver a transpiração.

Sabem como apareceu a T-shirt no mundo?

A origem da T-shirt está ligada diretamente à primeira guerra mundial, no inicio do século XX, entre armas pesadas e fardas com camisolas interiores de lã… os soldados americanos precisavam de peças leves para enfrentar, para além do inimigo, os campos de batalha com climas muito quentes. Surgiu então a necessidade de criar uma peça com o objetivo de obter uma farda militar fresca e mais confortável! A necessidade levou à criação das T-shirts, que eram confeccionadas de algodão, com um custo baixo, e enviadas para a frente de batalha.

Por ter a forma de um T ficou conhecida com o nome inglês T-shirt!…

Cerca de 30 anos depois, as T-shirts ainda eram vistas como parte dos uniformes dos soldados. Até que, na estreia do filme “Aconteceu Naquela Noite”, uma cena chamou a atenção do público: o galã tirou a camisa e, para grande surpresa, não usava nada por baixo. Essa atitude, aparentemente inocente, despertou pela primeira vez a ideia de que, por baixo de uma camisa não era inevitável usar uma T-shirt… e, ainda mais importante, que qualquer uma das peças podia ser usada isoladamente!

Na década seguinte, a T-shirt ganhou um novo estatuto, pela 1ª vez foi usada como brinde promocional, o candidato à presidência Thomas E. Dewey usou-a para fazer propaganda eleitoral, numa produção em grande escala foram distribuídas milhares de T-shirts com o slogan político “Dew it with Dewey”.

Uma década depois, nos anos 50, a T-shirt alcança o status fashion, o ator Marlon Brando aparece de T-shirt no filme “Uma Rua chamada Pecado”, com o tamanho modelarmente ajustado ao corpo, para evidenciar os músculos, a peça torna-se item de desejo e sensualidade em todos os centros urbanos.

Estes aspetos são, mais uma vez, intensificados na tela de cinema. 4 anos depois, no filme “Juventude Transviada”, o ator Jemes Dean interpreta o papel de um jovem adolescente problemático, sendo o guarda-roupa principal uma T-shirt branca conjugada com calças de ganga. Neste contexto, a T-shirt não demorou a ser eleita pelos jovens como item do seu guarda-roupa, além de sexy a T-shirt passou a ser um sinónimo de atitude!

Nos anos 60, com o surgimento de novas correntes e ações de contestação perante a sociedade a T-shirt ajusta-se aos novos desafios, passando rapidamente do aspeto básico, branco, à T-shirt mais ousada… correntes hippies, punks e diversas outras subculturas encontram nas T-shirts a oportunidade para se expressarem. Com marchas e festivais que celebravam o amor e a igualdade a T-shirt passa a ser, nesta altura, usada também para transmitir mensagens e, pela primeira vez, vestida por mulheres.

Na década de 70, a T-shirt já é uma indumentária popular e surgem empresas a produzir peças estampadas com o intuito de fortalecerem as suas marcas. Para além disso, com o assomar de novas bandas musicais, emerge um nicho de mercado, a estampagem de T-shirts destinadas aos grupos de fãs.

Nas décadas seguintes, entre os anos 80 e o inicio do século XXI, a T-shirt reforçou, ainda mais, a sua consolidação e popularidade no mercado… nunca, uma peça de roupa foi tão enfática como a T-shirt, com ela abre-se a possibilidade de vestir uma ideia ou, simplesmente, uma identidade visual.

Durante um século, o trajeto da T-shirt regeu-se sempre pelo desenvolvimento… surgiram novas opções de tecidos, novos cortes, novas cores, novas técnicas de estampagem e, principalmente, novos espaços de exibição e venda. Hoje é possível com um simples “click” receber em casa aquela T-shirt especial.

Com a nossa loja online – www.stamp.com.pt.

Nunca foi tão fácil vestir atitude e comunicar com atitude… confortavelmente

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.